top of page

Princípios da Gestalt utilizados no design

  • Foto do escritor: Paula Ruscio
    Paula Ruscio
  • 4 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

A #gestalt é uma teoria psicológica que também é aplicada ao #design. Ela sugere que, quando as pessoas olham para algo, elas têm uma tendência natural de perceberem o todo ou a forma geral primeiro, antes de notarem os detalhes individuais. Em outras palavras, a mente humana tende a organizar elementos visuais em grupos coerentes e significativos. Aqui estão alguns princípios da Gestalt utilizados no design:


1. Proximidade

Quando objetos estão próximos uns dos outros, tendemos a vê-los como um grupo. Por exemplo, em um logotipo, pontos ou formas próximas sugerem uma relação ou conexão.


2. Similaridade

Itens com características semelhantes, como cor, forma ou tamanho, são agrupados pela mente. Por exemplo, círculos vermelhos em um logotipo seriam percebidos como uma unidade.


3. Continuidade

Linhas ou formas que se alinham ou fluem em uma direção tendem a ser vistas como uma única entidade. Isso pode ser usado para criar uma sensação de movimento ou direção em um logotipo.


4. Fechamento

A mente tende a completar formas incompletas para torná-las reconhecíveis. Isso pode ser usado para criar logotipos que sugerem algo sem realmente mostrá-lo completamente.


5. Figura-fundo

Como seres humanos, não possuímos a habilidade de direcionar nossa atenção simultaneamente tanto para o primeiro plano quanto para o plano de fundo. Em vez disso, somos constantemente compelidos a escolher apenas um deles. Isso resulta em nossa percepção de objetos ou elementos, seja no plano frontal ou no plano de fundo, simplificando assim a imagem de maneira automática e involuntária..


6. Pregnância

Quanto mais simples, mais facilmente assimilada – uma arte clara e objetiva tem maior simplicidade


7. Ponto Focal

Finalmente, mas igualmente relevante, o conceito de ponto focal reforça que qualquer elemento que se destaque visualmente terá o poder de capturar a atenção do observador. Isso é particularmente útil quando se deseja realçar informações ou objetos em uma composição. Os princípios de similaridade e ponto focal estão interligados, sendo que os pontos focais não podem existir sem a presença da similaridade.


Estes princípios da Gestalt utilizados no design certamente serão eficazes para criar uma identidade visual forte e memorável para suas marcas


 

Exemplos de logotipos construídos com base nos princípios da Gestalt

Logos wwf, NBC e Adidas
Logotipos que utilizam os princípios da Gestalt

Logos Johnnie Walker, Toyota e Amazon
Logotipos que utilizam os princípios da Gestalt









Commenti


bottom of page